COMO TRABALHAR NOS CORREIOS – CONCURSO/SELETIVO

      Comentários desativados em COMO TRABALHAR NOS CORREIOS – CONCURSO/SELETIVO

AVISO: As vagas encontradas neste site foram repassadas por representantes de RH. O autor da vaga anunciada assume toda a responsabilidade por a mesma. O site informante.info não possuí qualquer vínculo com alguma empresa ou anunciante. Nossa única missão é ceder o espaço para as pessoas se informarem sobre uma possível oportunidade de trabalho. Caso desconfie que se trata de uma vaga falsa, avise-nos imediatamente para que possamos retirar a vaga do ar.


O sonho de muitos Brasileiros é ser funcionário de uma empresa pública, pois as leis garantem a estabilidade no serviço. Então, os interessados buscam por informações de vagas disponíveis nos órgãos governamentais. Por exemplo, como trabalhar nos Correios.

Você deseja saber como fazer parte do quadro de funcionários dos Correios? Então neste artigo você aprenderá como se candidatar tanto para cargos comuns como para cargos de estágio e Jovem Aprendiz. Acompanhe-me na leitura logo abaixo!

Correios, tão antigo quanto o Brasil

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), ou simplesmente Correios, é uma organização pública federal responsável pelo sistema de envio e entrega de correspondências em todo o Brasil.

A origem dos Correios está no ano de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital do país. Em 1931 a Diretoria Geral dos Correios é fundada por decreto com a Repartição Geral dos Telégrafos, criando o Departamento dos Correios e Telégrafos (DCT).

No ano de 1969, a ECT foi criada como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal – anteriormente a DCT.

O portfólio dos Correios tem se expandido de tempos em tempos, agregando serviços como o popular e eficiente SEDEX, serviços bancários e, mais recentemente, operadora virtual de telefonia móvel (MVNO, em inglês).

Tutorial para ingressar na empresa pública dos Correios

Como você leu anteriormente, a ECT é uma corporação de caráter público. Então, a única maneira de fazer parte do quadro de funcionários é através de aprovação em concurso público, já que as leis determinam isto para empresas públicas.

A vantagem de ser servidor público é a estabilidade empregatícia garantida por lei, mas a desvantagem é que a candidatura só é feita quando um edital com vagas disponíveis é publicado.

Felizmente, os Correios também abrem oportunidades para estágios e para o Programa Jovem Aprendiz, os quais os pré-requisitos de candidatura são diferentes de um cargo público.

Para saber sobre a disponibilidade de vagas para qualquer uma das três modalidades em que os Correios trabalham, você deve seguir alguns passos, conforme mostrados abaixo.

  1. Acesse o site oficial dos Correios;
  2. Role a página até chegar no rodapé dela;
  3. No menu do rodapé, procure pela seção “Portal Correios”;
  4. Quando achar a seção, clique no item “Concursos”;
  5. A página sobre os concursos dos Correios mostra as informações de todas as modalidades de ofertas profissionais. A opção “Empregado” revela os editais e períodos de inscrição dos concursos públicos. Já os itens “Estagiário” e “Jovem Aprendiz” mostram as vagas disponíveis e como se candidatar;
  6. Escolha a opção que mais interessar a você e siga as instruções mostradas para efetuar a sua candidatura.

Nota: opcionalmente, você pode navegar em sites de concursos para se informar dos editais em aberto e vagas dos Correios. Um portal que eu te recomendo é o Jornal dos Concursos.

Breve resumo deste artigo

Ao longo do texto acima você foi instruído detalhadamente a como trabalhar nos Correios, e também conheceu a história desta empresa pública Brasileira.

Por favor, eu te peço que deixe o seu comentário no espaço logo abaixo.

Salvar no Whatsapp